Manoel Conde Neto

Aumente a retenção de clientes na sua farmácia e fidelize-os

Por Léo Prado 4 Min Read
Manoel Conde Neto

Se você nunca se perguntou a diferença entre reter e fidelizar clientes, então este artigo é para você! Afinal, assim como acredita Manoel Conde Neto, empresário e proprietário da Farma Conde, sem a concepção básica desses conceitos, você não conseguirá aumentar a retenção dos clientes da sua farmácia e, tampouco, fidelizá-los. Dessa forma, ler o conteúdo a seguir te auxiliará neste impasse, por isso. Confira!

O que é reter clientes?

O primeiro conceito a se entender cerne à retenção de clientes. Para Manoel Conde Neto, isso diz respeito ao valor oferecido pela sua marca aos seus clientes. Em outras palavras, na prática, reter clientes é fazer com que os consumidores optem pelo seu produto ou pela sua marca ao invés de optar pelos concorrentes. Dessa forma, a retenção de clientes pode ser entendida como um passo anterior à fidelização.

E fidelizar clientes, do que se trata?

Já a fidelização de clientes, por sua vez, trata-se da relação mais profunda entre cliente e marca, que, na prática, consiste na defesa que ele faz do seu produto ou negócio. Em outras palavras, um cliente fiel é aquele que além de retido — optando sempre pela sua farmácia e serviços oferecidos por ela — é aquele que defende seu negócio, seja por meio da recomendação, seja por meio do ato de “advogar” frente a acusações ou coisas do tipo.

Dessa forma, é notório, de acordo com a percepção de Manoel Conde Neto, que para o sucesso da sua farmácia, é necessário fidelizar seus clientes e não somente retê-los, não é mesmo? No entanto, se você não sabe como fazer isso, as dicas abaixo certamente te estimularão e auxiliarão. Acompanhe:

  1. Ofereça experiências aos seus clientes

Mais do que simplesmente oferecer bons produtos, você deve também oferecer experiências na sua farmácia. Esta etapa, em outras palavras, consiste simplesmente em tudo o que o cliente sente e passa a achar do seu negócio, seja pela fachada, seja pelo atendimento, opção de produtos, estacionamento, serviços ou afins. Para Manoel Conde Neto, isso significa, então, que investir nesses pontos a fim de garantir a fidelização de clientes é essencial.

  1. Peça e aceite feedbacks

Ouvir de seus clientes aquilo que eles acham sobre o seu negócio ou sobre os serviços e produtos é super importante para gerar sua percepção. Isto é, de acordo com que acredita o proprietário da Farma Conde, quando o cliente oferece feedbacks, é possível analisar com outros olhos sua farmácia e, consequentemente, melhorar ou manter os bons serviços e ofertas de bons produtos.

  1. Foque e valorize o pós-venda

Finalmente, o último passo que Manoel Conde Neto compreende como essencial é focar e valorizar o pós-venda dos seus serviços ou produtos. Esta etapa, diferente do que muita gente acredita, consiste em acompanhar a jornada do cliente de modo que seja mostrado ao clientes que sua farmácia não se preocupa só com vendas, senão, também, com a satisfação dos mesmos. 

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