É fato que Curitiba é conhecida nacional e internacionalmente como a cidade-modelo do Brasil, mas você sabe por quê? O CEO do Grupo 1One, Mailon de Lara Vaz, explica que essa definição se deu ainda na década de 1970, quando Curitiba foi apresentada como a “vitrine urbana do Brasil”, por conta do seu alto teor sustentável e pelos fatores de competitividade. Sendo assim, se possui interesse em conhecer melhor essa cidade e compreender o motivo de ser a cidade-modelo no país, leia o artigo até o final!
Conhecendo Curitiba
Caso você não saiba, a cidade de Curitiba foi fundada em 1693 pelo capitão-povoador Matheus Martins Leme, partindo de um pequeno povoado bandeirante. Na visão do empresário, a cidade foi tropeira nos anos 1700, período este em que os condutores de gados estimularam fortemente o comércio. Todavia, somente em 1842 ela recebe seu nome definitivo, e em apenas 1854 é nomeada capital do Paraná.
Mas você sabe quais são as principais características desta capital? Curitiba é considerada a cidade mais fria do Brasil, uma vez que está localizada na região Sul do país. Como considera Mailon de Lara Vaz, um diferencial da cidade está no fato dela estar no ranking das capitais brasileiras que mais possuem bibliotecas públicas por habitante.
Por que é considerada cidade-modelo do Brasil?
Podemos pontuar como destaque a mobilidade e o urbanismo de Curitiba, que tornam dela uma cidade de exemplo mundial. O empresário entende que a capital teve um maior planejamento urbano em relação às outras cidades, o que faz com que o estado do Paraná seja alvo de holofotes, por conta da imensa preocupação dos habitantes com a mobilidade e sustentabilidade do local.
Também denominada “Capital Ecológica” e “Capital Social do Brasil”, Curitiba passou por uma grande transformação após quatro décadas de sua fundação. Mailon de Lara Vaz ressalta que, sob direção de Jaime Lerner — arquiteto e urbanista, que chegou à Prefeitura da cidade em 1971 —, a capital passou a ser gerida com imensos projetos que traziam uma melhor mobilidade aos cidadãos.
Inclusive, o conceito de cidade-modelo foi estabelecido por Lerner durante a sua candidatura. Nesse período, foi desenvolvido o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) que trouxe para a capital um modelo de transporte público inovador: ônibus expressos que circulavam nas principais vias de Curitiba. Para Mailon de Lara Vaz, esse advento proporcionou um acesso mais rápido nos trajetos dos curitibanos e otimizou o deslocamento da população.
Além de se mostrar atrativa no âmbito da mobilidade urbana, a cidade de Curitiba também possui imensa relevância econômica. Conforme entende o CEO do Grupo 1One, o IBGE já considera o PIB per capita da cidade o mais atrativo do país, no ano de 2013, o que faz da capital um destaque do Brasil. Logo, evidencia-se que a mobilidade urbana é um diferencial importante e contribui significativamente para o desenvolvimento de uma cidade.