Valdir Agostinho Piran

Compra de imóvel em leilão: esclarecendo as principais dúvidas

Por Léo Prado 3 Min Read
Valdir Agostinho Piran

Você sabia que, para realizar o sonho de comprar um imóvel, pode-se optar pela compra de um imóvel em leilão? Valdir Agostinho Piran, investidor imobiliário e presidente do Grupo Piran, acredita, no entanto, que é essencial ficar atento aos detalhes antes de realizar a negociação, a fim de não ter prejuízos futuros. Assim, se você deseja esclarecer as principais dúvidas quanto ao processo de compra de um imóvel, este artigo é para você!

Como funciona o leilão?

A princípio, no parecer do empresário Valdir Agostinho Piran, é importante esclarecer que o leilão é um processo de venda pública iniciado por um valor mínimo seguido por ofertas de lances, podendo participar qualquer pessoa física ou jurídica com mais de 18 anos. Assim, adquire o imóvel aquele que fizer o maior lance. Existem dois tipos de leilão: o judicial e o extrajudicial.

  • Leilão Judicial: o bem leiloado é destinado à quitação de dívida do proprietário que ocorre por meio de um processo judicial, sendo cobrada em juízo.
  • Leilão Extrajudicial: o bem leiloado pode ser particular (pessoa física, jurídica ou instituição financeira) ou alienação fiduciária. Nessa modalidade, ocorre o leilão devido à falta de pagamento do financiamento bancário ou das parcelas do imóvel comprado na construtora. 

Com o que devo me preocupar?

Para o acionista de empresas do setor financeiro, comprar um imóvel em leilão pode ser vantajoso, principalmente devido ao preço com desconto. Mesmo assim, é preciso ter cautela durante a escolha. Deve-se ler o edital atentamente para compreender os aspectos que permeiam o imóvel como: se o imóvel está ocupado; quais são as despesas (condições de pagamento, caução, custo de leiloeiro e outras taxas); dívidas do imóvel como condomínio ou IPTU. 

Além disso, o empresário Valdir Agostinho Piran considera de extrema importância visitar o imóvel de interesse para assegurar que esse atende às suas expectativas. Além disso, procure imóveis com mesma característica e preços diferentes de leilão para assegurar que está realizando um bom negócio.

O que avaliar ao escolher um imóvel em leilão?

Para o presidente do grupo Pira, Valdir Agostinho Piran, existem alguns critérios que devem ser considerados ao realizar a avaliação de um imóvel em leilão e garantir que está realizando a escolha correta. É preciso averiguar: estado de conservação do imóvel; valor do imóvel (está condizente ou não com outros similares) e documentação (assegurar que os papéis estão em dia).

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário