Marcelo Madureira Montroni

Dificuldades na Regulação Emocional sob a Ótica Dr. Marcelo Madureira Montroni

Por Léo Prado 3 Min Read
Marcelo Madureira Montroni

As dificuldades na regulação emocional são comuns entre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e na opinião do Dr. Marcelo Madureira Montroni pode afetar sua capacidade de lidar com as emoções e comportamentos apropriados em situações sociais. Essas dificuldades podem incluir dificuldade em reconhecer e expressar emoções, dificuldade em controlar impulsos e dificuldade em se adaptar a mudanças de ambiente ou rotina.

Uma dificuldade comum na regulação emocional é a incapacidade de reconhecer e expressar as próprias emoções, ou a incapacidade de reconhecer e responder às emoções dos outros. Isso pode levar a dificuldades na comunicação e nas relações sociais, pois as pessoas com TEA podem ter dificuldade em entender e responder apropriadamente às emoções dos outros.

O Dr. Marcelo Madureira Montroni elenca como outra dificuldade comum a incapacidade de controlar impulsos, o que pode levar a comportamentos inapropriados ou agressivos. Isso pode ser particularmente problemático em situações sociais, como na escola ou no trabalho, e pode afetar negativamente as relações sociais e profissionais.

As dificuldades na regulação emocional também podem incluir dificuldade em se adaptar às mudanças de ambiente ou rotina. Isso pode levar a comportamentos repetitivos ou estereotipados, como balançar ou girar objetos, e pode ser desencadeado por alterações na rotina ou no ambiente.

A intervenção precoce é importante para ajudar as pessoas com TEA a desenvolver habilidades de regulação emocional. Para o Dr. Marcelo Madureira Montroni Isso pode incluir terapia comportamental, terapia ocupacional e intervenção educacional. 

A terapia comportamental pode ajudar a desenvolver habilidades de reconhecimento e expressão emocional, bem como habilidades de controle de impulsos. A terapia ocupacional pode ajudar a desenvolver habilidades de adaptação a mudanças de ambiente e rotina, enquanto a intervenção educacional pode incluir adaptações no ambiente de aprendizagem, como a utilização de recursos visuais para ajudar na compreensão e expressão emocional.

É importante envolver as pessoas com TEA e suas famílias no processo de intervenção e apoio. Isso pode incluir fornecer informações e recursos para ajudar as famílias a entender as dificuldades na regulação emocional e encontrar maneiras de ajudar a pessoa a lidar com suas emoções de forma apropriada. Além disso, é importante trabalhar com as pessoas com TEA para desenvolver estratégias de lidar com as emoções, como a respiração profunda e a visualização, para ajudar a controlar impulsos e adaptar-se a mudanças.

O Dr. Marcelo Madureira Montroni enxerga como muito importante lembrar que as dificuldades na regulação emocional são uma parte da condição de TEA e não são uma escolha. É importante tratar as pessoas com compreensão e compaixão e lembrar que essas dificuldades são uma parte da condição e que as pessoas com TEA estão constantemente trabalhando para melhorar suas habilidades de

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