Gestão empresarial: saiba os tipos e qual a melhor para sua empresa

Por Léo Prado 4 Min Read

O empresário e especialista em finanças Márcio Alaor de Araújo é um gestor que está sempre preocupado em oferecer melhorias no processo de produção de sua empresa, por isso, engajado em estabelecer as melhores práticas de gestão empresarial, a convite de nossa redação, o empresário fala quais são os tipos de gestão empresarial e qual é a melhor para seu ambiente corporativo. Deseja saber mais sobre o assunto? Continue lendo o artigo e não perca nenhuma dica.

Gestão que centraliza

A primeira gestão centralizadora é gerida, basicamente, pelos diretores da companhia e profissionais que estão situados no alto escalão da empresa, explica o empresário Márcio Alaor de Araújo. Desse modo, pode-se dizer que há diferentes níveis hierárquicos e que os direcionamentos e coordenação de projetos e equipes são dados por tais diretores. É importante frisar que em um bom processo de gerenciamento, esse modelo pode dar muito certo, isso porque com provisões claras e objetivas a equipe consegue trabalhar melhor na frente de um projeto, contudo, o empresário Márcio Alaor de Araújo salienta que em face de uma má comunicação, o direcionamento citado pode-se tornar mero autoritarismo, por isso, é ideal haver uma boa gestão de equipe por parte dos gestores.

Gestão operacional 

Outro modelo de gestão empresarial que o empresário Márcio Alaor de Araújo traz à tona é o que possui o foco totalmente voltado em processos. Para tanto, é necessário uma análise aprofundada em relação aos processos e demandas dentro da equipe e da empresa como um todo. O gestor, nesse caso, possui a incumbência de delinear e aprimorar tais processos, gerando sistematização e dinamicidade dos processos da companhia. Por outro lado, há o modelo que está voltado à entrega de resultados, cita Márcio Alaor de Araújo. 

O modelo de resultados, nomeamos assim, é o padrão em que o gestor segue a todo custo as maneiras de atingir objetivos e alcançar as metas propostas no projeto. Contudo, vale-se de nortear no plano de ação, item imprescindível, pois, do contrário, há uma cadeia desorganizada, assim como todo o processo produtivo e equipe. Portanto, o empresário Márcio Alaor de Araújo salienta que é necessário uma boa gestão, com foco em resultados, mas sem esquecer das tarefas que irão fazer a equipe chegar até lá. 

Gestão democratizada

Por fim, o empresário Márcio Alaor de Araújo elenca a gestão democrática como um modelo de gestão empresarial que pode oferecer bons resultados dentro de uma equipe funcional e uníssona. Acontece que esse modelo traz à tona as mentes pensantes da equipe, contribuindo e muito para todos os processos de elaboração e implementação dos projetos de uma companhia. Contudo, é necessário um gestor ou um líder que saiba filtrar as sugestões e trabalhar com autonomia, evidenciando o papel de todos no time, garantindo, assim, o melhor para a empresa. 

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário