Experimente os fantásticos vinhos alemães da vinícola OH

Por Léo Prado 4 Min Read

Famosa mundialmente pela qualidade de suas cervejas, a Alemanha é também uma das mais antigas regiões vinícolas do mundo, com uma gama de vinhos bastante ampla, que vai do estilo seco ao meio doce, até o trockenbeerenauslese, elaborado com as bagas mais selecionadas.

A maioria da produção alemã é voltada ao mercado interno e poucas vinícolas conseguem se destacar fora do país. A linha OH, que recebe o nome da família fundadora da vinícola Oscar Haussmann, é importada ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

São seis rótulos brancos produzidos com as uvas que melhor expressam o terroir e o savoir faire alemão: a Gewürztraminer, que rende vinhos muito aromáticos, e a Riesling, considerada por muitos especialistas a mais nobre casta branca.

São vinhos muito fáceis de beber sozinhos, mas também ótimos para acompanhar diversos tipos de comida, desde massas leves a saladas, peixe cru, frutos do mar até carnes brancas, suína e pratos picantes. Os rótulos meio secos combinam bem com sobremesas de frutas.

A vinícola OH

A produção se concentra na região de Rheinhessen, ao sudoeste de Frankfurt, e às margens do rio Reno. Ao longo dos séculos, a viticultura alemã se desenvolveu ao longo dos rios, pois a água contribui para mitigar as temperaturas frias do país.

As origens da família Haussmann remontam o século XVI. Isto faz de Oscar Haussmann uma das famílias mais antigas em viticultura e engarrafamento em Traben-Trarbach, pequeno município que no passado foi a segunda maior cidade de comércio de vinho, depois de Bordeaux, na França.

No século XIX, a família Haussmann tornou-se uma das vinícolas de maior sucesso do vinho alemão nos mercados internacionais. As caves históricas em Traben-Trarbach também datam deste período.

Os fantásticos vinhos alemães da OH

Spätlese Fruit

Vinho branco elaborado com uvas de colheita tardia e de teor alcóolico baixo, de 9%. Os aromas são de frutos tropicais com notas de noz-moscada. Em boca, destacam-se os sabores de pêssego e melão. Combina com massas leves, saladas, peixes, frutos do mar e antepastos.

Riesling Dry

Vinho branco seco com aromas cítricos que lembram maçã verde. Em boca, é levemente mineral. Perfeito para acompanhar massas leves, saladas, peixes, frutos do mar e antepastos.

Gewürztraminer Semi Sweet

Branco bastante aromático, com notas muito típicas desta uva, como noz-moscada, rosas e baunilha. Em boca, destaca-se a boa acidez e a riqueza de sabores. Ideal para sobremesas à base de frutas.

Riesling Semi Sweet

Vinho branco meio doce, com aromas de maçã verde. Em boca, destacam-se também as frutas, lembrando pêssegos e damascos, com acidez bem integrada e delicada. Acompanha aves, carne suína, carnes curadas e pratos picantes.

Riesling Reserve

Branco de aroma delicado, com notas de pêssego, maçã verde, toranja, limão e especiarias finas. Em boca, é seco, elegante e com bom corpo. Perfeito com massas leves, saladas, peixes, frutos do mar e antepastos.

Riesling Trocken Beerenauslese 375 ml

Vinho branco e doce, elaborado com bagas selecionadas e afetadas pela botritis (podridão nobre). Apresenta aromas de frutas secas com caroço, como pêssego, uvas passas e notas de ameixa e mel. Em boca, destacam-se a acidez equilibrada e os sabores que lembram mel. Ideal para sobremesas e queijos.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário