De acordo com o especialista Marco Carbonari, as barricas possuem grande importância e influência para a elaboração dos vinhos, alterando e agregando características capazes de elevar a qualidade da bebida, podendo ocorrer tanto durante a fermentação, quanto em estágios posteriores.
Marco Carbonari revela que, quando o vinho entra em contato com as barricas, as diversas propriedades da madeira transformam a bebida, como por exemplo os taninos que, com o contato, proporcionam mais corpo e densidade ao vinho. Com a passagem pelas barricas, diferentes níveis de complexidade são alcançados, trazendo toques que, sem o uso desse recurso, não seriam possíveis.
As barricas, em sua maioria, são elaboradas apenas com madeira de carvalho, que aumentam consideravelmente a qualidade do vinho. Isso, de acordo com Marco Carbonari, se deve, principalmente, pela porosidade que permite uma micro-oxigenação perfeita, capaz de modificar – e melhorar- a textura da bebida, assim como sua cor.
Vale ressaltar que, quanto menor foi a barrica, mais influência do carvalho será aparente na bebida, pois seu contato com a bebida é maior e mais compostos são liberados. As barricas, também, explica Marco Carbonari, podem ser reutilizadas, porém os compostos transferidos não serão elevados como nas barricas novas e, consequentemente, o impacto será mais sutil.
As barricas são de extrema importância para o paladar e o aroma que a bebida impõe, por isso, se você busca por bebidas mais complexas, atente-se às especificações dos rótulos dos vinhos e confira as informações sobre a passagem daquele vinho na barrica.
Se quer saber mais sobre esse universo, acesse o site da vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em São Paulo e agende uma visita. A vinícola oferece uma degustação imperdível, além de uma imersão em toda a tradição dessa bebida tão amada. Acesse o site e saiba mais: https://villasantamaria.com.br/.