De acordo com a empresária Cláudia Angélica Martinez, ser uma empreendedora não é uma tarefa fácil, afinal, o mercado ainda continua abrindo menos oportunidades para as mulheres. Porém, a empresária acredita que desenvolver algumas características é capaz de te levar ao sucesso sem depender de terceiros que te desqualificam pelo seu gênero. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo!
O mercado de trabalho para as mulheres
Como mencionado anteriormente, o mercado de trabalho, independente do setor, ainda continua sendo bastante machista e minando as oportunidades para as pessoas do sexo feminino. Por esse motivo, de acordo com Cláudia Angélica Martinez, muitas mulheres acabam desistindo de seus sonhos, ou se conformam com cargos que não lhes agradam, apenas para suprir suas necessidades.
Por esse motivo, a empresária acredita que é necessário investir em si mesma para se mostrar tão competente quanto qualquer outro. Pensando assim, o mundo do empreendedorismo tem atraído milhares de mulheres por todo o Brasil que resolveram sair de sua zona de conforto através de ideias inovadoras que fazem toda a diferença no dia a dia das pessoas.
3 características de uma empreendedora de sucesso
Como se sabe, o mercado ainda é bastante difícil para as mulheres. Por esse motivo, investir em algumas características pode fazer toda a diferença e te dar ainda mais destaque no mercado de trabalho, além da sua competência, é claro. Abaixo, você poderá conferir três características que Cláudia Angélica Martinez considera primordiais para se tornar uma empreendedora de sucesso e contrariar as estatísticas.
- Tenha iniciativa e busque oportunidades
As oportunidades que mudam a nossa vida aparecem quando saímos da nossa zona de conforto e buscamos por elas. Sendo assim, Cláudia Angélica Martinez aconselha que você tenha mais iniciativa, pois, através disso você estará mostrando proatividade. E, se você ainda não sabe, a proatividade no mercado de trabalho é uma das melhores amigas do sucesso.
- Seja persistente
De acordo com Cláudia Angélica Martinez, nem todo negócio dá certo de primeira, principalmente para nós mulheres que somos desqualificadas o tempo inteiro. Então, se você tem uma ideia e acredita no potencial dela, não se deixe levar por comentários negativos ou por um início não tão empolgante. Seja persistente, recalcule sua rota, crie uma base sólida, mas não desista!
- Estude muito
Por último, mas não menos importante, Cláudia Angélica Martinez aconselha que você separe um tempo do seu dia para estudar sobre empreendedorismo, finanças e o mercado que você escolheu atuar. Através disso, você poderá visualizar, de maneira muito mais clara, quais são os riscos, os lucros, os gastos e tudo o mais que você precisa saber para alcançar o sucesso.
Siga essas dicas e seja dona do seu próprio negócio, deixe que o mundo conheça aquilo que você é capaz de oferecer!