Quanto tempo dura uma garrafa de vinho aberta?

Por Wright Hughes 4 Min Read

O vinho estragado não lhe fará mal, mas não terá um sabor agradável.

Já todos passámos por isso: abrimos uma garrafa de vinho depois do trabalho ou para um jantar e, no final da noite, ainda resta meia garrafa. E agora, o que é que se faz com ela? Ou, pior ainda, adormece e acorda para encontrar a sua garrafa de vinho preferida ainda no balcão, aberta e exposta. É claro que não quer deitar a garrafa fora, mas será que ainda é seguro bebê-la?

Não existe de facto uma regra rígida sobre o tempo que o vinho dura depois de aberto. A verdade é que depende do tipo de vinho e da forma como é armazenado.

Quanto tempo dura um vinho aberto?
Em geral, os vinhos de mesa, que são os típicos tintos e brancos não espumantes, duram três a cinco dias depois de serem abertos. Os vinhos fortificados, como o Porto ou o Xerez, podem durar algumas semanas ou mesmo meses depois de serem abertos.

Encontrará abaixo uma descrição completa da duração de cada tipo de vinho depois de aberto, bem como a forma de o armazenar para o manter fresco.

Vinho tinto

Se for novamente arrolhado e guardado num local fresco e escuro, o vinho tinto deve durar três a cinco dias depois de ter sido aberto. Os vinhos com mais taninos, que são os compostos amargos das peles, sementes e caules das uvas e da madeira dos barris, estão mais protegidos contra o oxigénio e tendem a durar mais tempo. Assim, os vinhos tintos leves com menos taninos, como o Pinot Noir, não duram tanto tempo como os tintos ricos com mais taninos, como o Shiraz.

Vinho branco leve, incluindo doce e rosé

Se for arrolhado e guardado no frigorífico, o vinho branco leve deve durar entre cinco e sete dias. O vinho pode perder alguns dos seus sabores à medida que começa a oxidar, mas ainda pode ser bebido durante uma semana. Só não espere os sabores frutados completos.

Vinho branco encorpado

Se for novamente arrolhado e guardado no frigorífico, o vinho branco encorpado deve durar três a cinco dias depois de ser aberto. Os vinhos brancos, como o Chardonnay e o Moscatel, são suscetíveis de oxidar rapidamente porque estão expostos a mais oxigénio durante o processo de envelhecimento.

Vinho espumante

Os vinhos espumantes, como o champanhe e o Prosecco, começam a perder a carbonatação muito rapidamente depois de abertos. Se quiser realmente guardar uma garrafa, precisará de uma rolha de vinho espumante – e mesmo assim, o vinho só durará cerca de um a três dias no frigorífico antes de ficar sem gás.

Vinho fortificado

Se forem rearrolhados e guardados num local fresco e escuro, os vinhos fortificados, também chamados vinhos de sobremesa, podem durar até 28 dias depois de serem abertos. De um modo geral, quanto mais doce for o vinho de sobremesa – como o Porto, o Xerez e o Marsala – mais tempo duram.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário