Você sabia que os vinhos combinam perfeitamente bem com pizza? Pois é! Segundo Marco Carbonari o Brasil é o segundo país que mais consome pizza do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos da América. Fazendo parte da nossa culinária, a pizza possui até mesmo uma data no calendário desde 1980, sendo celebrado no dia 10 de julho, o dia nacional da pizza.
Marco Carbonari revela que o vinho é extremamente versátil quando harmonizado com pizza, o vinho tinto por exemplo, combina perfeitamente bem com um sabor mais apimentado, como por exemplo a pizza de calabresa, enquanto o branco, por sua vez, pedem por sabores como queijo.
Para ajudá-los na hora de decidir qual vinho abrir para combinar com seu jantar, Marco Carbonari revela algumas dicas, como por exemplo:
- Atente-se a picância do alimento: Se o alimento for muito picante, opte por vinhos com baixo teor alcoólico, pois, em caso contrário, Marco Carbonari explica que a sensação de ardor no paladar pode elevar e causar desconforto.
- Para as pizzas com embutidos, o ideal é preferir vinhos com sabor mais intenso e tânico, pois, dessa forma, você consegue ‘limpar’ o paladar e diminuir a gordura da proteína presente na boca. Marco Carbonari recomenda as bebidas elaboradas com as uvas Tempranillo e Cabernet Sauvignon.
- Para as pizzas com queijo, como é o caso da mussarela, marguerita e quatro queijos, é indicado, para uma boa experiência gustativa, bebidas mais aromáticas, elaboradas a partir das castas Chardonnay, Torrontés ou espumantes.
Marco Carbonari comenta ainda que pizzas vegetarianas também são ótimas para serem harmonizadas com a bebida. Para isso, os vinhos brancos são ideais.
Agora que você já conhece essa dupla deliciosa, Marco Carbonari convida a todos a conhecerem os vinhos Brandina, produzidos na vinícola Villa Santa Maria no Vale do Baú em São Paulo.
São inúmeros rótulos que, sem dúvidas, irão te encantar. Acesse o site e faça sua encomenda: https://villasantamaria.com.br/.