De 29 de outubro a 7 de novembro, acontece o Festival Vinhos de Portugal no Brasil 2021, em parceria com a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados
Promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, o Festival Vinhos de Portugal vai acontecer em diferentes estados do país, envolvendo mais de 3 mil lojas, o que representa um crescimento de 47,30% a mais do que a edição de 2020.
Estabelecimentos do Pará, Amazonas, Amapá, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso e Tocantins estão confirmados, além de endereços de estados mais tradicionais no consumo de vinhos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, e o Distrito Federal.
Juntamente com as principais redes de supermercados do país, participam grandes e-commerces – caso da Wine.com e da Evino –, importadoras e enotecas com atuação expressiva no Brasil, entre elas Decanter, World Wine e Brindisi Vinhos.
“Um dos principais objetivos do Festival é promover o vinho em regiões fora do eixo Rio-São Paulo. A segunda edição do evento vem ainda mais robusta; aumentamos em quase 50% o número de lojas participantes, com estados participando pela primeira vez, como Amazonas e Tocantins”, resume o consultor Carlos Cabral, que conta com mais de 40 anos de trabalho no mundo do vinho e duas décadas atuando em uma grande rede de varejo, além de ser um dos fundadores da Pró-Vinho.
Portugal ocupa a segunda posição no ranking de consumo de vinhos no Brasil, disputando o mercado com a Argentina. Durante o Festival devem estar representadas as nove principais regiões produtoras de Portugal, convidando o consumidor a descobrir mais de 250 uvas. Segundo Inês Pinto, da ViniPortugal, o festival vai promover vinhos em uma faixa acima de R$ 70, já que os vinhos baratos são vendidos por si só.
“O momento segue sendo promissor para o setor supermercadista e o aumento no número de participantes deste ano comprova que as expectativas são otimistas e que nosso objetivo está sendo cumprido, que é levar os vinhos portugueses a cada vez mais cidades no Brasil”, resume Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.